• Menos é mais: a tendência do decor minimalista

    Junho11
    Algumas tendências surgem a partir de uma necessidade momentânea e acabam permanecendo. Esse é o caso do estilo minimalista, que teria surgido após a Segunda Guerra Mundial, quando as pessoas começaram a se obrigar a viver com menos, porque perderam muitos de seus pertences. Hoje em dia, o minimalismo continua em alta e está longe de ser um símbolo do prejuízo.

    A máxima do minimalismo é aquela velha história “menos é mais”. As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske explicam que, na decoração, ele se manifesta por ambientes mais clean. “A proposta é aliar estética e funcionalidade, criando espaços que tenham apenas o essencial. Mais do que uma forma de decorar, o minimalismo é um estilo de vida que muitos clientes já têm”, comentam.

    A simplicidade é o pilar que sustenta essa tendência, assim, o excesso de objetos decorativos não tem vez nesse caso! “Damos prioridade aos móveis essenciais e às peças que tenham algum significado para a família”. Um dos benefícios é a liberação de mais espaço para circulação, o que é muito bem-vindo em apartamentos mais novos, que normalmente têm uma metragem reduzida.

    E não é só assim que o minimalismo ganha vida no design de interiores! Outra característica é o predomínio de linhas retas, em oposição às sinuosas e traçados geométricos, que reforçam essa ideia de neutralidade.

    As cores também têm um papel muito importante. “Para esse tipo de ambientação, optamos por uma cartela bem neutra, com branco, bege, cinza e suas variações”. Outro ponto importante é priorizar a entrada de luz natural nos ambientes, ao invés de uma iluminação muito elaborada. 

    Os móveis são escolhidos de acordo com a sua funcionalidade e quanto mais “inteligentes”, melhor! Mesas que tenham espaço para guardar coisas embaixo, por exemplo, são muito bem-vindas.

    Os traços arquitetônicos de um projeto minimalista seguem a mesma proposta, com linhas retas, sem detalhes arabescos ou similares.  
    Leia +
  • Madeira para um decor atemporal

    Junho04
    Poucos materiais são tão atemporais no decor quanto a madeira. Houve um tempo em que ela automaticamente trazia um ar mais rústico para a ambientação, remetendo à “casa de vó”.

    No entanto, com o passar do tempo e o surgimento de novos acabamentos, a madeira se tornou versátil, encaixando-se em todos os estilos de design, desde o provençal ao mais contemporâneo. As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske utilizam a madeira constantemente em seus projetos. “O desejo pode partir do cliente ou ser uma sugestão nossa.

    O fato é que esse material deixa qualquer espaço mais sofisticado e aconchegante”. As profissionais comentam que a madeira funciona como uma espécie de isolante térmico, por isso, contribui para deixar os ambientes mais aquecidos. A madeira pode estar presente nos móveis, revestimentos ou detalhes ripados. “Por ser um material natural, ainda tem uma questão de levar um pouco da natureza para dentro da casa do cliente, contribuindo com o bem-estar que esse lar vai proporcionar”, explicam. 

    Outra vantagem é a versatilidade de composições que a madeira possibilita. “Embora chame a atenção, dificilmente a madeira vai brigar com outras cores. Assim, se o desejo do cliente é criar uma atmosfera mais clássica e sóbria, apostamos em uma paleta neutra, com tons de bege e nude. Por outro lado, se o cliente deseja um ambiente mais moderno e ousado, podemos mesclar cores vibrantes sem que isso prejudique a harmonia do espaço", 
    garantem. 

    A durabilidade é outro ponto essencial. A madeira, por si só, já é originalmente um material resistente e ainda passa por processos industriais que reforçam essa característica. Quando bem conservada, é algo que poderá durar por muitos anos, sem necessitar de uma substituição. Mariana e Carolina dão algumas dicas para combinar a madeira com a decoração. “É recomendável escolher uma única tonalidade de madeira para aplicar em todo o ambiente, mantendo assim o equilíbrio. Tons mais escuros são mais sofisticados, enquanto os mais claros são clássicos”. Outra dica é a combinação da madeira com alguns outros materiais, como o couro e as pedras naturais: garantia de sucesso no resultado!
    Leia +